Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.
Agentes de Endemias de Traipu participaram do Curso Técnico em Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e técnicos em Vigilância em Saúde com ênfase no combate às endemias (ACE).
O curso, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretária Municipal de Saúde, é ofertado pelo ofertado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, através do Programa Mais Saúde com Agente., tem duração média de 10 a 12 meses, com atividades teóricas online e práticas no território, acompanhadas por preceptores(as) locais.
A execução do curso é realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através da Escola de Saúde Pública Virtual, com apoio das Secretarias Municipais de Saúde e das Coordenações da Atenção Primária e Vigilância em Saúde nos territórios.
Os agentes comunitários de saúde têm no cronograma: noção de territorialização e mapeamento de riscos à saúde no seu microterritório; acolhimento e escuta qualificada, com foco na saúde da família; uso de instrumentos do e-SUS APS, como o Prontuário Eletrônico e os formulários do app e-SUS Território; trabalho interprofissional com ACE, profissionais da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde; reconhecimento precoce de agravos e fatores de risco (doenças crônicas, arboviroses, tuberculose, entre outras); e educação em saúde com abordagem cultural, participativa e humanizada.
Já os agentes comunitários de endemias têm entre os temas abordados: biologia e comportamento de vetores, como Aedes aegypti, Lutzomyia, Culex, entre outros; planejamento e execução de ações de controle vetorial (visitas, tratamento, bloqueios); educação popular para prevenção de endemias e doenças relacionadas ao meio ambiente; coleta e envio de amostras laboratoriais, com cuidado técnico e ético; georreferenciamento e mapeamento de focos e áreas de risco; integração com ACS e profissionais da saúde, para ações conjuntas no território.
A execução do curso é realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio da Escola de Saúde Pública Virtual, com apoio das Secretarias Municipais de Saúde e das Coordenações da Atenção Primária e Vigilância em Saúde nos territórios.
Ao final da capacitação, os agentes comunitários de saúde recebem certificação técnica de nível médio, reconhecida pelo MEC.