Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.
Vacina será aplicada até dia 13 de outubro em localidades da zona rural; veja cronograma
A Prefeitura de Traipu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e das equipes de Vigilância em Saúde, realizará no próximo 27 de setembro (sábado), das 8h às 17h, o Dia D de Vacinação Antirrábica para cães e gatos, no município.
Na região central da cidade, serão seis pontos disponíveis à população. Já na zona rural, os tutores de animais terão dias específicos, onde a vacinação será realizada, por localidade.
Na cidade, no dia 27 de setembro, Dia D da Vacinação Antirrábica, as equipes estarão nos seguintes pontos:
• Conjunto Habitacional Medeiros Neto – em frente ao Fórum;
• Conjunto Habitacional José Medeiros- Praça Urbano I;
• Conjunto Habitacional Freitas Melro - Praça do Coreto;
• Rua Vereador João Cavalcante- Praça da Escola de Música;
• Praça Coronel Neto;
• Ginásio O Ribeirão
A partir do dia 29 de setembro a vacina passa a ser aplicada na zona rural de Traipu e segue até o dia 13 de outubro, conforme o cronograma abaixo:
· 29/09
Camurupim, Oiteiro, Matias, Cabeceiro, Pai Simão, Patos, Saco do Madeiro, Cazuqui, Fazenda Bom Jardim, Sítio Altamira, Barra das Canoas, Sítio Macacos, Tapera e adjacências.
· 30/09
Marcação Pista, Marcação do Meio, Sítio Novo, Barracas, São José, Olho D’água Preto, Baixa da Onça, Olho D’água do Campo, Olho D’água da Cerca, Quixaba e adjacências.
· 01/10
Mata Verde, Fazenda Pé do Banco, Dois Riachos, Assentamento Tchê, Urumbeba, Umbuzeiro, Pinicada, Areias, Pedra D’água, Sítio Tingui, Pau do Cedro, Riacho da Jacobina e adjacências.
· 02/10
Barriguda de cima, Barriguda de Baixo, Sítio Novo de Piranhas, Boa Vista, Lagoa Grande e Bom Caradá.
· 03/10
Assentamento Faceira, Oiteiro do Meio, Lagoa de Dentro, Mulungu, Batinga, Areia Branca, Olho D’água do Lima, Riachão, Sítio Fortaleza, Chá da Mandioca, Bengo, Capivara e Bebedouro.
· 06/10
Santa Cruz, Jaciobá, Areias, Pedra D’água, Assentamento Boiadeiro e Sítio Mangabeira
· 07/10
Lagoinha, Algodão, Sítio Belo Horizonte, Lajeiro, Lagoa do Mato, Olho D’água de Pedro Paulo, Boa Sorte, Boa Vista e adjacências.
· 08/10
Cabeços, Olho D’água Grande, Baixios I e II, Pé de Serra, Vila São José, Tabuleiro, Lagoa do Tabuleiro e Carrasco.
· 09/10
Sítio Planalto, Altão, Vila Santo Antônio, Barro Vermelho e Mumbaça.
· 10/10
Sítio Brejo Vermelho, Imbiriba, Uruçu, Jenipapo e Terra Amarela.
· 13/10
Sítio Bodes, Tamburi, Croas, Rabelo, Ourucuri, Bom Jardim, Aldeia Aconã e adjacências.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a vacina é a única forma segura de prevenção contra raiva, uma doença grave e que leva o animal a óbito em 100% dos casos. Por isso, é imprescindível que os tutores de cães e gatos compareçam a um dos pontos para imunizar seus animais, uma vez que, se transmitida aos seres humanos, a raiva se comporta de forma extremamente agressiva, podendo, inclusive, ser fatal.
A vacina antirrábica deve ser administrada em cães e gatos a partir dos 3 meses de idade, sendo a aplicação inicial recomendada aos 3 ou 4 meses, dependendo do fabricante e das orientações do veterinário. O reforço deve ser feito anualmente.
Para vacinar o animal, não é obrigatório apresentar a carteirinha de vacinação. Caso o tutor não possua o documento, uma nova carteira é fornecida no ato. Animais com registro também terão a aplicação devidamente anotada.
*Texto: Mara Santos / Secom Traipu
*Arte: Secom Traipu