Dia D de vacinação antirrábica inicia Campanha Contra Raiva em Traipu

Um sábado de sol foi o dia perfeito para a população de Traipu sair de casa e vacinar seus pets contra a raiva. E foi com o objetivo de prevenir essa doença viral e quase 100% letal que acomete não só animais, mas também seres humanos, que a Secretaria Municipal de Saúdem realizou, neste sábado (27), o Dia D de Vacinação Antirrábica, na região central da cidade.
Seis pontos fixos de vacinação foram instalados nos seguintes locais:
- Conjunto Habitacional Medeiros Neto – em frente ao Fórum;
- Conjunto Habitacional José Medeiros- Praça Urbano I;
- Conjunto Habitacional Freitas Melro - Praça do Coreto;
- Rua Vereador João Cavalcante- Praça da Escola de Música;
- Praça Coronel Afonso Freitas Melro - conhecida como Praça Zé Palmeira;
- Ginásio O Ribeirão;
Durante todo o dia, cães e gatos, acima dos três meses de idade, foram imunizados. O Dia D da Vacinação Antirrábica aconteceu na região central de Traipu. Agora, a vacina contra a raiva segue sendo aplicada no interior do município até o dia 13 de outubro. (Confira o cronograma, na galeria abaixo).
“Estamos realizando mais uma campanha antirrábica, com o objetivo de proteger a população e os animais do vírus da raiva, uma doença que tem 100% de letalidade. Deixo aqui o pedido para que a população leve seus animais para os postos de vacinação. Não deixe de proteger o seu melhor amigo!”, ressaltou o coordenador de endemias, Clevson
Sobre a raiva
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda causada pelo vírus Lyssavirus, da família Rabhdoviridae, que atinge mamíferos, inclusive o homem. É uma doença caracterizada como uma encefalite progressiva e aguda com alta taxa de letalidade.
A raiva é transmitida a partir do contato com a saliva de um animal infectado, através da mordedura, arranhadura ou lambedura desse animal. A imunização contra a raiva é a melhor forma de prevenção da doença, tanto para os humanos quanto para os animais.
Ao imunizar cães e gatos, cria-se uma barreira de proteção que impede a transmissão da doença para as pessoas, sendo, assim, a principal estratégia de saúde pública para controlar e até eliminar a raiva no ciclo urbano.
*Texto: Mara Santos / Secom Traipu
*Arte e fotos: Secom Traipu
Galeria de Fotos
Notícias relacionadas

Saúde realiza ação especial do Novembro Azul no Povoado Lagoinha

Profissionais da Saúde participam de fórum com foco na qualificação da Atenção Básica

Secretaria de Saúde de Traipu realiza ação do Novembro Azul

Samu realiza treinamento de primeiros socorros para profissionais da Secretaria Municipal de Saúde

