Dia D de vacinação antirrábica inicia Campanha Contra Raiva em Traipu

Um sábado de sol foi o dia perfeito para a população de Traipu sair de casa e vacinar seus pets contra a raiva. E foi com o objetivo de prevenir essa doença viral e quase 100% letal que acomete não só animais, mas também seres humanos, que a Secretaria Municipal de Saúdem realizou, neste sábado (27), o Dia D de Vacinação Antirrábica, na região central da cidade.
Seis pontos fixos de vacinação foram instalados nos seguintes locais:
- Conjunto Habitacional Medeiros Neto – em frente ao Fórum;
- Conjunto Habitacional José Medeiros- Praça Urbano I;
- Conjunto Habitacional Freitas Melro - Praça do Coreto;
- Rua Vereador João Cavalcante- Praça da Escola de Música;
- Praça Coronel Afonso Freitas Melro - conhecida como Praça Zé Palmeira;
- Ginásio O Ribeirão;
Durante todo o dia, cães e gatos, acima dos três meses de idade, foram imunizados. O Dia D da Vacinação Antirrábica aconteceu na região central de Traipu. Agora, a vacina contra a raiva segue sendo aplicada no interior do município até o dia 13 de outubro. (Confira o cronograma, na galeria abaixo).
“Estamos realizando mais uma campanha antirrábica, com o objetivo de proteger a população e os animais do vírus da raiva, uma doença que tem 100% de letalidade. Deixo aqui o pedido para que a população leve seus animais para os postos de vacinação. Não deixe de proteger o seu melhor amigo!”, ressaltou o coordenador de endemias, Clevson
Sobre a raiva
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda causada pelo vírus Lyssavirus, da família Rabhdoviridae, que atinge mamíferos, inclusive o homem. É uma doença caracterizada como uma encefalite progressiva e aguda com alta taxa de letalidade.
A raiva é transmitida a partir do contato com a saliva de um animal infectado, através da mordedura, arranhadura ou lambedura desse animal. A imunização contra a raiva é a melhor forma de prevenção da doença, tanto para os humanos quanto para os animais.
Ao imunizar cães e gatos, cria-se uma barreira de proteção que impede a transmissão da doença para as pessoas, sendo, assim, a principal estratégia de saúde pública para controlar e até eliminar a raiva no ciclo urbano.
*Texto: Mara Santos / Secom Traipu
*Arte e fotos: Secom Traipu
Galeria de Fotos
Notícias relacionadas

Ação do Outubro Rosa leva informação e prevenção a mulheres de Traipu

Secretaria de Saúde divulga cronograma da campanha de vacinação antirrábica; Dia D será em 27 de setembro
Vacina será aplicada até dia 13 de outubro em localidades da zona rural; veja cronograma
Devolvendo sorrisos: Prefeitura realiza entrega de próteses dentárias
