Traipu sedia Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e de Museus da Região Agreste

Traipu recebeu, nesta terça-feira (30), o VII Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e o II Encontro Regional de Museus- Região Agreste. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) e pelo Sistema Alagoano de Museus e Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Igualdade Racial.
O auditório do Memorial e Biblioteca Wictor Yuri de Melo Lima Alves, Casa da Cultura, ficou lotado de gestores e representantes de bibliotecas de diversos municípios da Região Agreste e até do Sertão de Alagoas, e exemplo de: Arapiraca, Pão de Açúcar, Teotônio Vilela, Porto Calvo, Lagoa da Canoa e Girau do Ponciano.
O diretor da Casa da Cultura de Traipu, Jeneglauber Torres, recepcionou os participantes e a equipe do governo estadual e falou sobre a importância do evento para o município.
“Há 23 anos eu sonho com um espaço como este em Traipu e, finalmente, este prédio se transformou neste memorial e nesta biblioteca. Eu acredito que este é o momento de Traipu, temos um espaço adequado para o nosso público. Estamos em construção e eu acredito muito na proposta, no desejo da população, jovens e crianças, em estar e frequentar este espaço. Por isso, digo que temos muito orgulho de tê-los aqui e muito orgulho de saber que o traipuense está desejoso por este espaço”, disse Jeneglauber.
Para a coordenadora dos sistemas de Biblioteca e Museus de Alagoas, Mira Dantas, que ministrou a palestra e a oficina, a leitura é extremamente importante para o desenvolvimento de um município e o encontro permite que as regiões sejam trabalhadas para
“ Os encontros regionais se mostraram muito interessantes, porque é um momento de a gente trabalhar com regiões e as necessidades igualitárias entre os municípios, pois a necessidade do Agreste é diferente das necessidade do Sertão, que é diferente da necessidade do Litoral. Então, a gente está fazendo esse trabalho com visita técnica no local, tentando discernir, ver o que está acontecendo para que eu, de lá da ponta, consiga ver algum plano de trabalho, alguma estratégia política para levar o melhor para esses espaços em cada município”, frisou Mira Dantas.
“Quero parabenizar o município de Traipu, na pessoa da vice-prefeita Marcela Santos, pela organização, pela disponibilidade, por esse prédio lindo que foi inaugurado recentemente, pelo espaço apropriado para a biblioteca, pelo espaço apropriado para o memorial”, acrescentou a coordenadora dos sistemas de Biblioteca e Museus de Alagoas.
O evento contou com oficina de organização de acervos bibliográficos e museais, além palestra sobre os desafios e perspectivas dos municípios, ministrada por Mira Dantas.
O encontro foi importante para Traipu, pois o município tem o Memorial e Biblioteca Wictor Yuri de Melo Lima Alves, recém-inaugurado e cuja biblioteca encontra-se em fase de instalação.
Participaram do encontro: o secretário municipal de governo, Vitor Varallo, que representou à gestão; o vereador Manoel Novaes; o subsecretário de Cultura, Luciano Miranda; o secretário de Igualdade Racial, Manoel Oliveira; o diretor de Cultura, Ronaldo Freire; o secretário de Administração, Mauricio Neves; e o diretor da Casa da Cultura, Jeneglauber Torres.
Galeria de Fotos
Notícias relacionadas

Educação realiza encontro para avaliar desempenho
Reunião aconteceu na nova sede da Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal de Educação realiza formação continuada

Alunos do 9º ano participam de aulão preparatório para o Saeb

Saeb: Aulões preparam estudantes de escolas municipais para avaliação nacional
