Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.

O município de Traipu realizou, nesta quarta-feira (10), no plenário da Câmara Municipal, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef. O evento reuniu profissionais das áreas da Educação, Saúde e Assistência Social, além de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e instituições da sociedade civil, visando a contribuição para o fortalecimento das políticas voltadas à infância e juventude do município.
“Esse fórum tem como objetivo mostrar à população todo trabalho que o município já exerce, e o apoio do Selo Unicef vem fortalecer as políticas que nós já trabalhamos para nossas crianças e adolescentes”, explicou a articuladora do Selo Unicef, Daniela Santos.
O Fórum Comunitário é um momento essencial para reunir diferentes vozes e olhares em torno de crianças e adolescentes. Cada discussão, proposta e compromisso assumido no fórum reforça a responsabilidade coletiva para garantir direitos, ampliar oportunidades e construir um futuro mais justo para essa população.
Estiveram presentes, na ocasião, o secretário municipal de Educação, Reginaldo Farias; a secretária de Assistência Social e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Priscilla Palmeira; além de técnicos das pastas de Saúde, Educação, Assistência Social; conselheiros tutelares e membros do CMDCA. A quadrilha Junina Mulher Rendeira fez uma apresentação na abertura do evento.
O Selo Unicef já formou o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) em Traipu. Trata-se de um grupo formados por meninos e meninas de 12 a 18 anos, moradores da cidade que participam do Selo. O Nuca faz parte do pacote de atividades que as gestões municipais se comprometem a realizar ao aderir à iniciativa.
Com o NUCA, um dos objetivos é estimular e garantir a participação cidadã de adolescentes em questões relevantes a suas vidas. Ao mesmo tempo em que assegura esse direito, o núcleo de cidadania também pode ser um instrumento para a compreensão e reivindicação de outros direitos.
Integrante do Nuca de Traipu, a estudante Vitória Oliveira falou sobre a importância da participação de crianças e adolescente na busca pela garantia dos seus direitos: “É muito gratificante fazer parte deste projeto. Eu sei que a gente vai ajudar muitos adolescentes, os que mais precisam, aqueles jovens que precisam de mais oportunidade. Vamos ajudar esses jovens a construir um futuro brilhante para eles, a ter voz e a construir muitas coisas”, disse.
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância para melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade. Através da decisão do prefeito, o município de Traipu aderiu ao selo na edição 2025-2028.
Traipu realizou a apresentação do Plano Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, com aprovação pela comunidade no Fórum Comunitário para a edição atual do Selo (2025-2028).
“Como presidente do CMDCA, digo que isso é uma grande conquista, porque a gente já tem a criação justamente para garantir que os direitos da criança e do adolescente aconteçam, que esses direitos sejam, de fato, levados a essas crianças, a esses adolescentes, é para a gente o símbolo de maior conquista. Quando o município ganha o seu município, quem ganha com isso? A criança e o adolescente. O NUCA, que é o Núcleo de Apoio à Criança e Adolescente, ele exista no município para que essas crianças tenham voz, que elas tenham participação, que elas façam a sua transformação social dentro do processo de formulação do selo. E foi isso que a gente apresentou hoje aqui. A gente construiu um PPCA, que é um Plano de Conclusão da Política de Cidadania do Adolescente para os próximos quatro anos, justamente priorizando todos os vieses políticos públicos que venham a garantir acesso de direitos à crianças e adolescentes e todo esse viés municipal”, ressaltou a presidente do CMDCA, Priscilla Palmeira.
*Texto: Mara Santos / Secom Traipu
*Fotos: Secom Traipu
Não encontramos notícias relacionadas a esta, mas você pode ver todas as notícias no link abaixo.