Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.
Representando o município, a Secretaria de Meio Ambiente de Traipu está participando do XI Encontro Nordestino de Arborização Urbana (Enau), que acontece desde a quinta-feira (24) e se encerra neste sábado (26), no Ifal (Instituto Federal de Alagoas), em Arapiraca, Agreste alagoano.
O evento tem como objetivo tratar de temáticas relacionadas aos desafios enfrentados com as mudanças climáticas, da importância da arborização para o meio ambiente e sobre as mudanças e determinações da legislação sobre a temática.
O secretário de Meio Ambiente de Traipu, Maurício Machado, representou o Executivo Municipal e falou sobre a importância da participação da pasta no evento.
“É um encontro importante, que vai orientar a melhor metodologia para município trabalhar de forma mais precisa e sustentável com a arborização, a poda e com os tipos de espécies arbóreas adequados para a área urbana, com objetivo de mitigar o calor e os desastres naturais, diminuir alagamentos, além de esclarecer sobre os riscos da introdução de espécies exóticas, e implementação do plano municipal de arborização urbana”, destacou.
Maurício destacou ainda que a Secretaria de Meio Ambiente de Traipu tem realizado etapas de plantio de árvores na cidade, priorizando as áreas onde a arborização se faz necessária para amenizar os efeitos das mudanças climáticas, das altas temperaturas e deixar a cidade mais bonita, arborizada e mais verde.
A programação do Enau conta ainda com contribuição técnica do IMA, por meio da oficina sobre poda corretiva, que será ministrada pela engenheira florestal e consultora ambiental do IMA/AL, Aline Lima; pelo coordenador do projeto Alagoas Mais Verde e consultor do IMA, Wictor Thomas; e contará com o suporte da estudante de engenharia florestal, Elisama Melo.
O encontro terá atividades com a participação de representantes de todo o país. No primeiro dia de ações, foi realizado o minicurso “Técnicas de Plantio e Manejo para Arborização Resiliente”, incentivando a educação ambiental e o plantio urbano de forma adequada. A atividade foi conduzida pelo coordenador do projeto Alagoas Mais Verde e consultor do IMA, Wictor Thomas.
Além do secretário Maurício Machado, a servidora da Secretaria de Meio Ambiente de Traipu, Vitória Maria, engenheiro Ericksen Dowell, também participaram do Enau. A equipe traipuense encontrou o biólogo Jeidson Gomes e o ambientalista e presidente do Instituto Terra Viva, Ricardo Ramalho.
*Texto: Mara Santos/ Secom Traipu
*Fotos: Assessoria