A Prefeitura Traipu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta terça-feira (21), uma oficina para atualização e capacitação dos agentes comunitários de saúde, mediante portaria estabelecida pelo pelo Ministério da Saúde (MS).
Trata-se de um treinamento básico, sobre cadastros individuais, domiciliar e territorial, com foco no componente vinculo e acompanhamento do novo modelo de cofinanciamento da Atenção Primária à Saúde (APS).
O treinamento aconteceu no auditório da Casa da Cultura. A equipe da Saúde traipuense discutiu com os agentes sobre o planejamento de expansão da Atenção Básica local, oferecendo-lhes noções básicas de informática, além de realizar simulação de cadastro dos pacientes.
Os agentes comunitários de saúde são os responsáveis por cadastrar toda a população do município. É a partir do cadastro, que juntamente com as enfermeiras, técnicos enfermagem e médicos, a equipe de saúde tem como classificar o grau de risco das famílias e destinar o atendimento e serviço médico necessário para os cidadãos.
São os agentes que mantêm com eles as informações das famílias e visitam as residências para atualizar as informações necessárias, assim como levam informações referentes às campanhas, programas e ações da saúde para a população.
*Texto: Mara Santos /Ascom Traipu
*Fotos: Ascom Traipu