Fazedores de cultura e trabalhadores do setor cultural se reuniram, na manhã desta sexta-feira (4), na Câmara Municipal de Traipu, para participar da primeira oitiva pública referente a lei Aldir Blanc- PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura).
O encontro foi promovido pela Prefeitura de Traipu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A ação faz parte de uma das etapas para execução dos recursos da lei Aldir Blanc no município.
O plenário da Câmara Municipal ficou repleto agentes e trabalhadores culturais de diversas áreas como: cultura popular, Teatro, Dança, Literatura, Música, audiovisual etc.
O encontro contou com as presenças do secretário municipal de Cultura, Manoel Novaes, e da subsecretária da pasta, Dulcineia Soares.
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) é uma lei que foi instituída, em 2022, para fomentar a cultura no Brasil. A PNAB é baseada na parceria entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios com a sociedade civil.
Durante a oitiva foi explicado o funcionamento da lei Aldir Blanc, suas formas de aplicação, locais onde pode ser aplicada, quem pode ser beneficiado, entre outras especificações relacionadas à lei. Foram esclarecidas as categorias artísticas e culturais que serão contempladas no edital, assim como os próximos passos a serem tomados para a execução dos recursos em Traipu.
*Texto: Mara Santos / Ascom Traipu
Fotos: Ascom Traipu