Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.
A fim de conscientizar mulheres traipuenses sobre a importância prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, a Secretaria Municipal de Saúde de Traipu, promoveu, nesta terça-feira (24), uma ação com palestras, exames e atendimentos médicos.
A ação, alusiva ao Outubro Rosa, aconteceu no Centro de Especialidades Médicas, na região central do município.
Durante a ação, foram realizados exames de ultrassonografia, citologia e orientações para autoexame das mamas. Teve atendimento médico com especialistas em ginecologia e clínico geral. Também foram feitos testes rápidos para diagnóstico de doenças, como: HIV, hepatite B e C e Sífilis; e vacinação contra hepatite B, tríplice viral, influenza e dupla bacteriana.
O médico Valdério Neto explica que a ultrassonografia pélvica, transabdominal e transvaginal, é importante para diagnosticar diversas doenças.
“A ultrassonografia pélvica é utilizada no diagnóstico e tratamento de condições ginecológicas como sintomas de dor pélvica, sangramento anormal, para verificar miomas no útero, pólipos, cistos, ovários, posição do DIU, entre outras coisas”, ressalta o médico.
O clínico geral alerta que as mulheres devem ficar atentas para alguns sintomas e procurar um médico se os sentir.
“Irregularidade na menstruação ou sangramentos excessivos; suspeita de cistos ovarianos, miomas no útero, dor aguda ou crônica na região pélvica, são sinais que indicam que há algo errado e as mulheres devem procurar um atendimento médico o quanto antes”, concluiu o médico.
A ação contou também com palestra, distribuição de brindes e de panfletos informativos sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama e do colo de útero.