Mumbaça Cultural celebra tradição, identidade e resistência quilombola na 17ª edição do evento

O povoado Quilombo Mumbaça celebrou, nesta sexta-feira (28), a abertura da 17ª edição do Mumbaça Cultural, evento anual que valoriza e fortalece a cultura, a tradição e a luta das comunidades negras e quilombolas. Realizada pela Associação Clube dos Jovens Senhor dos Pobres, com o apoio da Prefeitura, a festa reuniu moradores, convidados e diversas manifestações culturais.
Com o tema “Igualdade, Educação, Democracia, Reparação e Justiça Racial”, a programação deste ano promoveu um verdadeiro encontro de memória, identidade e resistência. Entre as atividades, houve pintura na pele, palestras, rodas de conversa, desfile cívico, homenagens e apresentações artísticas que reforçaram a importância da cultura afro-brasileira para a construção da história local.
Um dos momentos marcantes do evento foi o desfile cívico, acompanhado por homenagens a personalidades e instituições que receberam troféus de menção honrosa por sua contribuição à causa negra e quilombola. O secretário de Igualdade Racial e Diversidade, Manoel Oliveira (Bié), idealizador da festa, esteve presente e acompanhou toda a programação, reforçando o compromisso com a promoção da igualdade racial.
Mais do que uma celebração, o Mumbaça Cultural reafirmou a força e o orgulho de uma comunidade que resiste e mantém viva sua ancestralidade. A 17ª edição consolidou-se como um ato de pertencimento, reconhecimento histórico e valorização da cultura negra e quilombola, que seguem movendo o presente e construindo o futuro.
A festa contou com a participação de diversas secretarias municipais, A programação segue neste sábado (29), com a realização de um torneio de futsal quilombola e no domingo (30), um torneio de futebol de campo.
*Texto: Mara Santos / Secom Traipu
*Fotos: Eduardo Dewis/ Secom Traipu
Galeria de Fotos
Notícias relacionadas

Confira mais imagens da 17ª edição do Mumbaça Cultural

Município realiza segunda oitiva da Lei Aldir Blanc - ciclo 2

Com mais de 3.500 cavalos, Cavalgada dos Pais é recorde de público e animação em Traipu
Milhares de cavalos tomaram trecho da AL- 487 e mais de 4 toneladas de alimentos foram arrecadadas; evento teve shows de Mano Walter, Rey Vaqueiro e outras seis atrações.png)
