Logo da Prefeitura

Command Palette

Search for a command to run...

quinta-feira, 31 de agosto de 2023
08:00

Escola Francisco Mangabeira é selecionada para a 1ª edição do TIMSS no Brasil

Compartilhar:
Escola Francisco Mangabeira é selecionada para a 1ª edição do TIMSS no Brasil

A Educação de Traipu segue conquistando bons índices e melhorando a cada dia. Prova disso é que a Escola Municipal de Educação Básica Francisco Mangabeira, no Centro do município, foi selecionada pelo INEP ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Ministério da Educação, para fazer parte da amostra do projeto Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS).

O projeto é organizado pela Associação Internacional para Avaliação Educacional (IEA) e tem como intuito avaliar o desempenho, os contextos e a evolução dos alunos na trajetória do 4º ao 8º ano, a partir de evidências comparáveis entre os países que participam. A avaliação será realizada entre 28 de agosto e 15 de setembro, para uma amostra de 56 mil estudantes brasileiros.

A Escola Municipal Francisco Mangabeira tem 306 alunos. Oferece educação do 6º ao 9º ano e tem também turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Ao todo, 34 servidores atuam na unidade escolar.

A escola foi reinaugurada, em julho deste ano, após passar por uma intensa e importante reforma. O prédio dispõe de térreo e primeiro andar, tem oito salas climatizadas, videoteca, sala de informática, seis banheiros, despensa, depósito, pátio coberto, além da secretária, diretoria, cozinha e salas de coordenação e dos professores.

Com a reforma, a Secretaria Municipal de Educação aprimorou o ensino e melhorou o espaço escolar, visando o conforto e bem-estar dos alunos, professores e servidores em geral, agregando qualidade e maior desenvolvimento para a aprendizagem.

O estudo da TIMSS será realizado a partir da aplicação de um teste referente aos conhecimentos do conteúdo de matemática e ciências. O teste também apura informações sobre as diferenças dos sistemas educacionais dos países participantes e inclui, ainda, uma série de questionários contextuais (preenchidos pelos alunos, pais ou responsáveis, professores e diretores de escola) que coleta dados sobre fatores domésticos, escolares e de sala de aula, associados à aprendizagem.

A prova é aplicada em formato eletrônico e sem a necessidade de conexão à Internet, com notebooks fornecidos pelo Cebraspe, na quantidade referente aos alunos que participarão da amostra, caso a escola não possua computadores suficientes.

Galeria de Fotos

Notícias relacionadas

    Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.