Logo da Prefeitura

Command Palette

Search for a command to run...

sexta-feira, 19 de setembro de 2025
17:00

Caps realiza ação em alusão Setembro Amarelo no Povoado Lagoinha

Compartilhar:
Caps realiza ação em alusão Setembro Amarelo no Povoado Lagoinha

A Prefeitura de Traipu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial – Caps I Filhos de Davi –  realizou uma ação em alusão ao Setembro Amarelo, na Unidade Básica de Saúde do Povoado Lagoinha, no interior do município.

A ação integra as atividades do mês dedicado à prevenção ao suicídio e valorização da vida, mobilizando a comunidade traipuense em prol da conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

Psicólogos, agentes de saúde, enfermeiros, médicos e toda a equipe da saúde envolvida participaram da ação que promoveu uma palestra com o tema da campanha nacional do Setembro Amarelo :” Conversar pode mudar vidas” e com subtema “Prevenção ao suicídio”.

Os moradores do Povoado Lagoinha e os usuários do Caps ouviram atentamente as orientações e alertas da equipe sobre a importãncia de conversar e buscar ajuda em casos de problemas e necessidade de cuidados com a saúde mental.

A psicologa Madelene Rodrigues afirmou que a ampliação da discussão sobre saúde mental é fundamental para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial e destacou que a prevenção é coletiva.

“A ação é  fundamental para a ampliação da discussão sobre saúde mental e o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial. A Campanha tem o intuito de proporcionar momentos de troca com a comunidade, e é importante ressaltar que a prevenção também é coletiva. Quando fortalecemos comunidades, criamos laços de pertencimento e diminuímos o estigma em torno da saúde mental, aumentando os fatores de proteção. Uma rede de apoio sólida, seja familiar, comunitária ou institucional funciona como uma base que sustenta a vida. Por isso, campanhas como o Setembro Amarelo precisam ir além da conscientização, precisam se transformar em práticas cotidianas de cuidado e solidariedade. Pois quando oferecemos voz à dor, mostramos que ela pode ser dividida, que ninguém precisa carregá-la sozinho”, enfatizou a psicóloga.

O secretário de Saúde, Haroldo Canuto e técnicos da pasta e do Caps participaram da ativamente da ação.

 

*Texto: Mara Santos /Secom Traipu

 

*Fotos: Secom Traipu 

Galeria de Fotos

Notícias relacionadas

Não encontramos notícias relacionadas a esta, mas você pode ver todas as notícias no link abaixo.

    Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.