Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.
A Prefeitura de Traipu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial – Caps I Filhos de Davi – realizou uma ação em alusão ao Setembro Amarelo, na Unidade Básica de Saúde do Povoado Lagoinha, no interior do município.
A ação integra as atividades do mês dedicado à prevenção ao suicídio e valorização da vida, mobilizando a comunidade traipuense em prol da conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental.
Psicólogos, agentes de saúde, enfermeiros, médicos e toda a equipe da saúde envolvida participaram da ação que promoveu uma palestra com o tema da campanha nacional do Setembro Amarelo :” Conversar pode mudar vidas” e com subtema “Prevenção ao suicídio”.
Os moradores do Povoado Lagoinha e os usuários do Caps ouviram atentamente as orientações e alertas da equipe sobre a importãncia de conversar e buscar ajuda em casos de problemas e necessidade de cuidados com a saúde mental.
A psicologa Madelene Rodrigues afirmou que a ampliação da discussão sobre saúde mental é fundamental para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial e destacou que a prevenção é coletiva.
“A ação é fundamental para a ampliação da discussão sobre saúde mental e o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial. A Campanha tem o intuito de proporcionar momentos de troca com a comunidade, e é importante ressaltar que a prevenção também é coletiva. Quando fortalecemos comunidades, criamos laços de pertencimento e diminuímos o estigma em torno da saúde mental, aumentando os fatores de proteção. Uma rede de apoio sólida, seja familiar, comunitária ou institucional funciona como uma base que sustenta a vida. Por isso, campanhas como o Setembro Amarelo precisam ir além da conscientização, precisam se transformar em práticas cotidianas de cuidado e solidariedade. Pois quando oferecemos voz à dor, mostramos que ela pode ser dividida, que ninguém precisa carregá-la sozinho”, enfatizou a psicóloga.
O secretário de Saúde, Haroldo Canuto e técnicos da pasta e do Caps participaram da ativamente da ação.
*Texto: Mara Santos /Secom Traipu
*Fotos: Secom Traipu
Não encontramos notícias relacionadas a esta, mas você pode ver todas as notícias no link abaixo.